História da Associação

A nossa Associação tem uma história rica e inspiradora, marcada por décadas de trabalho árduo, de compromisso com a causa e de um desejo inabalável de fazer a diferença.

Your Journey to a Fulfilling Life

História da Associação

Cinquenta e oito anos feitos de alegrias, tristezas, ansiedades e muitas horas roubadas à família e ao lazer por parte dos voluntários.

Corria o ano de 1965 e a dádiva de sangue podia ser benévola ou retribuível, isto é, paga. Assim, quem fosse rico, bastaria pagar e teria todo o sangue que fosse necessário. Ao invés, quem fosse pobre, teria que recorrer aos amigos para que fossem ao hospital fazer a dádiva benévola de sangue em nome do paciente.

É neste contexto que uma mão cheia de homens de boa-vontade decidem formar um grupo de dadores benévolos de sangue na Póvoa de Santa Iria.

Assim nasceu o GRUPO HUMANITÁRIO DE SANGUE AOS POBRES DE PORTUGAL.

Sempre que era necessário sangue para alguém sem recursos, alguns destes homens e mulheres deslocavam-se ao hospital e faziam a dádiva benévola.

Ao darem o sangue, de modo benévolo e altruísta, perseguiram sempre um ideal de ajuda do seu semelhante, com o orgulho de dever cívico e humanitário.

A Associação foi crescendo ao longo do tempo, tanto em número de dadores, bem como em número de unidades de sangue recolhidas.

Assim se manteve o grupo até que, em 1990, o grupo emancipou-se, fazendo registar na conservatória os seus estatutos, foi reconhecido e registado como pessoa de utilidade pública, e começou a promover campanhas de recolha Sangue locais. estando diretamente ligada ao IPST, IP (Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP o qual tutela toda a política de sangue.

Em 1992 viu reconhecido o Estatuto como Instituição de Utilidade Pública.

Desde então não parou mais de crescer para gáudio dos seus fundadores e das sucessivas direcções que com a sua gestão cuidada, tanto têm contribuído pelo seu desenvolvimento harmonioso e crescimento sustentado.

Em 2002 foi alterada a sua denominação social passando a ASSOCIAÇÃO DE DADORES BENÉVOLOS DE SANGUE DA PÓVOA DE SANTA lRIA.

No ano de 2009, foi inaugurada a atual Sede, instalações cedidas pelo Município de Vila Franca de Xira, onde se decorrem a maior das sessões de Colheita de Sangue.

Cinquenta e oito anos feitos de alegrias, tristezas, ansiedades e muitas horas roubadas à família e ao lazer por parte dos voluntários.

Os superiores interesses daqueles que do sangue dependem para viver motivam os elementos da Associação a continuarmos neste caminho de fazer bem sem olhar a quem.

Seja um dador,
faça a diferença!

Dar é um gesto simples e rápido que pode salvar vidas. O sangue é necessário para cirurgias, tratamentos médicos e transplantes.

Se é saudável e tem entre 18 e 65 anos, pode dar sangue.
Junte-se a nós e seja um dador de sangue.

Órgãos Sociais

A mesa da assembleia geral é o órgão responsável por conduzir e fiscalizar as reuniões da assembleia geral, garantindo o cumprimento dos estatutos e da legislação em vigor.